HISTÓRIA E TRADIÇÃO


OBRIGADO pela Visita!

RELEASE


Dojô Bushidô está na cidade de Marília/SP, seu endereço é na Rua Rodrigues Alves, 1479 - fone: (14)3454-8147, e é ligado a FEBRAI Federação Brasileira de Aikidô - e a AIKIKAIConta com 4 Senseis: Sensei Renata (Faixa Preta - 3º Dan) e os Senseis Silvio Augusto (Faixa Preta - 2º Dan), Mário Bonini e Carlos Keppler (Faixa Preta - 1º Dan).

É administrado por Sensei Renata e Sensei Silvio, hoje com mais de 50 alunos.
Os alunos podem fazer Aikidô a partir dos 6 anos de idade.
Prática bastante utilizada por mulheres também, devido a não possuir violência, mas mesmo assim, possibilitar que uma pessoa menos dotada de porte físico consiga imobilizar, esquivar e desarmar uma pessoa com mais força física que a outra, além de trabalhar bastante a parte de alongamentos e harmonia e auto-conhecimento.



TRADIÇÃO


BUSHIDO - SIGNIFICADO:


Bushido (em japonês武士道) literalmente, "caminho do guerreiro", é um código de conduta e modo de vida para os Samurai (a classe guerreira do Japão feudal ou bushi), vagamente semelhante ao conceito de cavalheirismo que define os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra.

O Bushido foi formado e influenciado pelos conceitos do BudismoXintoísmo e Confucionismo.[5] A combinação dessas doutrinas e religiões formaram o código de honra do guerreiro samurai, conhecido por Bushido.

Porém, no Bushido, a palavra guerreiro significa muito mais do que isso. O termo bushi não pode ser designado a qualquer um. O bushi é diferente, pois seus estudos do caminho baseiam-se em superar os homens. A casta guerreira distingue-se das demais pela sua fidelidade e honra, a palavra do guerreiro vale mais do que tudo.
O caminho do guerreiro é o caminho da pena e da espada, esse conceito vem do antigo Japão feudal e determinava que o guerreiro (bushi) dominasse tanto a arte da guerra quanto a leitura e que ele deve apreciar ambas as artes. O bushi deve aprender o caminho de todas as profissões, se informar sobre todos os assuntos, apreciar as artes e quando não estiver ocupado em suas obrigações militares, deverá estar sempre praticando algo, seja a leitura ou a escrita, armazenando em sua mente a história antiga e o conhecimento geral, comportando-se bem a todo momento para ter uma postura digna de um samurai, tudo isso sem desviar do verdadeiro caminho, o Bushido. Para maiores informações acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bushido


OS LEMAS DO AIKIDO


MANTER A DISCIPLINA.
NÃO SE ENERVAR.
NÃO SE ENTRISTECER.
NÃO POSSUIR SENTIMENTO HOSTIL.
SER COMPREENSIVO.
SER TRANQUILO.
SER PACÍFICO.
MANTER A ÉTICA.
FAZER AMIZADE COM TODOS.
RESPEITAR A DEUS E AS PESSOAS.
SER HUMILDE.
SER JUSTO E HONESTO.
CONSCIENTIZAR-SE QUE O AIKIDO REPRESENTA O CAMINHO DE DEUS.
CONSCIENTIZAR-SE DE QUE A PRÁTICA DO AIKIDO TEM POR PRINCÍPIO O AUTO CONHECIMENTO





REGRAS DO AIKIDÔ
Um Dojo (escola) de Aikido segue rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta. Seu espírito provém diretamente do Fundador do Aikido e é um lugar onde são transmitidos os seus ensinamentos. Cabe a cada estudante honrá-lo e segui-lo com sinceridade.


As regra seguintes são necessárias para a manutenção dessa atmosfera e vitais para o estudo do Aikido.


1) É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta no Dojo, este espírito vem do Fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido.


2) É de responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.


3) O Dojo não deve ser utilizado para outro fim a que não se destina, salvo expressa ordem do Sensei (professor).


4) A limpeza é uma oração de agradecimento, é dever de todos executar a limpeza física e de coração.


5) É decisão do Sensei se irá ou não tomar você como aluno. A técnica não se compra. A taxa mensal de contribuição garante o local do treinamento e dá a você a oportunidade de mostrar um pouco de gratidão pelas lições recebidas. 

6) Respeitar, Respeitar e Respeitar, é um pensamento constante em um Dojo.

7) É dever moral de todos usar as técnicas aprendidas para fins pacíficos visando sempre construir, é muito fácil quebrar ou machucar alguém, mas consertar o dano nem sempre é possível.

8) Procure controlar o seu ego no tatame. O Dojo de Aikido não é um ringue de competição de vaidade.

9) A insolência (mau comportamento) jamais será tolerada, devemos ter sempre consciência das nossas limitações.

10) Cada pessoa tem condições e razões diferentes para treinar, devemos respeitar suas expectativas.

11) Jamais se deve contra-argumentar com o professor, não há lugar para discussões em um Dojo.

12) Nunca deixe de fazer a reverência ao Kamiza (lugar onde fica o altar) ao entrar ou sair do Dojo.

13) O respeito com seu uniforme de treinamento o gi, é fundamental, este deve sempre estar limpo, em boas condições e aparência. As armas devem estar em boas condições e guardadas no lugar certo quando fora de uso.

14) O Dojo não é praia, sente-se sempre em seiza ou com as pernas cruzadas no estilo japonês caso tenha problemas no joelho, evite encostar-se nas paredes.

15) Quando o Sensei demonstra uma técnica, fique sempre em seiza, após faça uma reverência, e comece imediatamente a praticar.

16) Quando o final de uma técnica é assimilada, cumprimente o parceiro e vá imediatamente para o lugar de início da aula.

17) Se for absolutamente necessário perguntar algo ao Sensei (professor), vá até ele NÃO o chame para si.

18) Respeite os alunos mais experientes, jamais discuta se as técnicas estão erradas ou não.

19) Se você não é Yudansha (faixa preta) não corrija ninguém.

20) Não converse em cima do Tatame. Aikido é experiência.

21) Não se deve usar jóias, mascar coisas no tatame. Além do corpo somente se usa o uniforme.

22) Se você precisar sair temporariamente do Dojo peça autorização ao Sensei mas faça isso somente em caso de extrema necessidade.


"Apesar do Aikido não ser uma religião o Dojo, ou local de pratica deve ser respeitado como um templo pois é nele que treinamos para nos aprimorar e refinar o nosso espírito.

Você não será convidado a aderir a nenhuma doutrina religiosa, mas somente a manter o espírito aberto. Quando se inclina em uma reverência, isto não é um procedimento religioso mas sim um sinal de respeito ao mesmo espírito de inteligência Criativa Universal que está em todos nós".
Volte Sempre!!!