INFORMAÇÕES

OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!!!


Praticar Aikidô faz bem para a Saúde Física e Mental!
Matéria retirada do link: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/viverbem_aikido.htm
Por Elisa Kozaka

Aikido significa o caminho da energia harmoniosa
“Akido é o verdadeiro budo (caminho marcial), o trabalho do amor no universo. É o protetor de todas as coisas vivas; é um modo pelo qual dá-se vida a tudo, cada um em seu lugar respectivo. É a fonte criativa não somente da verdadeira arte marcial, mas de todas as coisas, estimulando seu crescimento e desenvolvimento.”Conversando com um médico que conheci há pouco tempo, ele me disse: “Eu, minha esposa e meus dois filhos estamos praticanco aikido!” Esse tipo de relato não é raro: conheço famílias inteiras, irmãos, casais que praticam juntos essa arte marcial. Como isso é possível? Artes marciais não são violentas?
As artes marciais, devido à atitude de uma minoria irresponsável, são vistas muitas vezes pela imprensa e público leigo, associadas infelizmente, à violência. O desconhecimento da profunda filosofia que se encontra por trás dessas artes, leva indivíduos a procurarem essas atividades, associando-as apenas à luta ou defesa corporal, quando seus principais valores encontram-se ocultos, e são desvendados apenas com a prática constante, com um instrutor ou mestre, devidamente preparado.


Dentro de um conceito mais amplo de arte marcial, que engloba não apenas técnicas corporais de defesa, mas etiqueta, disciplina, respeito, melhora da auto-estima, da saúde, qualidade de vida e alívio do estresse, encontra-se o aikido.


Dentro de um formato moderno, permite o treinamento de pessoas de ambos os sexos e diversas faixas etárias (dos netos aos avós), que podem priorizar algumas das suas características, em sua prática.


As antigas artes de combate (bujutsu), criadas para matar nos campos de batalha durante o feudalismo japonês foram transformados posteriormente no Caminho das Artes Marciais (budo), com o objetivo de permitir o aperfeiçoamento da natureza humana pela integração corpo, mente e espírito. Nos primórdios do século dezessete, o Caminho da Espada transformou a espada que mata na espada que protege a vida. O princípio desse Caminho tem o mesmo fundamento de outros como o caminho da cerimônia do chá, da caligrafia, do budismo, e outros, formando o modo de vida do povo japonês. O treinamento comum a todos os Caminhos, marcial ou cultural, consiste em três graus de maestria: física, psicológica e espiritual.


No nível físico, o objetivo é a perícia da forma. O professor transmite a forma-modelo, o estudante observa cuidadosamente e repete inúmeras vezes, até tê-la assimilado. No mais alto grau, porém o estudante desenvolve o “desapego” à forma, pois a nível psicológico, através da prática constante, começa a surgir sua força real e seu caráter, e seus potenciais começam a ser conhecidos. A maestria espiritual é inseparável da psicológica, mas começa somente após um período intensivo e longo de treinamento. O coração da maestria espiritual é transformar o ego em não-ego, pois ele se torna vulnerável quando pensa sobre vencer, perder, ter vantagem, impressionar ou subestimar o oponente. Quando o ato de pensar ocorre, mesmo por um instante, o corpo congela e o movimento livre e fluido é perdido.


Aikido


O aikido é uma forma moderna dessa essência aperfeiçoada pelo gênio do mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), criador dessa arte. Segundo ele: “Akido é o verdadeiro budo, o trabalho do amor no universo. É o protetor de todas as coisas vivas; é um modo pelo qual dá-se vida a tudo, cada um em seu lugar respectivo. É a fonte criativa não somente da verdadeira arte marcial, mas de todas as coisas, estimulando seu crescimento e desenvolvimento.”


O budo é para ser compreendido dentro da busca pela perfeição como ser humano, em mente, corpo e espírito, através do treinamento e prática constantes, entre pessoas com as mesmas aspirações nas artes marciais. Dentro desse pensamento, mestre Morihei Ueshiba, aboliu as competições no aikido, pois o verdadeiro espírito do budo não seria encontrado em uma atmosfera competitiva e combativa, onde a força bruta domina e a vitória a qualquer custo é a meta principal.


O aikido é uma arte de dimensões muito amplas abrangendo o desenvolvimento do ser humano de maneira integral, nos seus aspectos físico, mental e espiritual.


Benefícios da prática de aikido


Condicionamento físico, centramento, desenvolvimento de atenção, coordenação motora, disciplina, criatividade, flexibilidade mental. Além de ser um ótimo ambiente para fazer amigos


Tem contra-indicação?


Como qualquer atividade que envolve movimentos físicos, é importante passar por um exame médico antes de iniciar sua prática.


De qualquer maneira, nada como assistir a um treino e em seguida participar das aulas para realizar o verdadeiro significado do aikido. 


INICIANDO UMA AULA – TREINO DE AIKIDÔ 
Está estabelecido como regra que, para se praticar o Aikidô deve-se alongar e relaxar o corpo, para evitar lesões. Este tipo de prática é importante para preparar os alunos para receber a orientação.
Esta preparação tem início desde sua chegada no Dojô, onde ele é orientado em um breve ritual de iniciação ou cumprimento.
Podemos dividir esta preparação em três partes:

Parte inicial – Reverencia ao Kamiza ao Fundador e aos Alunos..

Parte principal
Exercícios preliminares.

São exercícios que tem por finalidade o aquecimento e fortalecimento dos músculos e articulações, de forma a evitar lesões, além de contribuir para o alongamento e flexibilidade do corpo, também servem para que o praticante possa incorporar adequadamente a técnica..

Ex.: Rolamentos (ukemi), Esquivas (tenkan), Respiração (Kokiu), Concentração (mokuso)

Os rolamentos ou Ukemi’s são às vezes a maior barreira na prática do Aikidô, porém é de extrema importância o domínio desta técnica sem a qual seria quase que impossível praticar todas as técnicas do Aikidô.
O início da prática do rolamento vai do medo extremo de cair e sua evolução é o prazer de voar.

Parte final

É comum na maioria dos Dojos, que o Sensei faça nesta parte final do treino, um breve relaxamento seguido de uma concentração e exercício de respiração..
Em seguida todos devem retomar a posição do início da aula, onde será repetido todo o ritual.